O Programa de Pós-Graduação em Patologia lança ADITIVO ao Edital 02/2024, referente ao processo seletivo de Mestrado e Doutorado em Patologia 2025.1.
O Programa de Pós-Graduação em Patologia lança edital de Mestrado e Doutorado para o ingresso de alunos na turma 2025.1. As inscrições ocorrerão no período de 04 a 18 de novembro de 2024, para o preenchimento de até 07 (sete) vagas para o Mestrado e de até 06 (seis) vaga para o Doutorado.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITALCLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL
LINK PARA REALIZAR INSCRIÇÃO: https://si3.ufc.br/sigaa/public/home.jsf
Estamos felizes em compartilhar que os docentes e pesquisadores, Dra. Cristiane Cunha Frota, coordenadora do PPG em Patologia, e Dr. Carlos Roberto Koscky Paier, ambos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e Dra.Karla Valéria Batista Lima, da Seção de Bacteriologia do Instituto Evandro Chagas e Universidade Estadual do Pará, Pará,participaram, no período de 08 a 19 de julho de 2024, da capacitação no laboratório de nível de Biossegurança 3 (NB3) na Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde, Universidade de Stellenbosch, Cidade do Cabo, África do Sul.
A oportunidade foi concedida pelo edital CNPq/MCTI-FNDCT CT-Transversal Nº 29/2022 - Linha 1B - Missão Técnica no Exterior - Capacitação estratégica de Recursos Humanos para atuação em ambientes de alto nível de contenção biológica, processo 403960/2023-1, no qual a dra. Cristiane Frota é a coordenadora responsável.
Além da capacitação em biossegurança em laboratório de alto nível de contenção biológica, os pesquisadores participaram de reuniões e palestras com os pesquisadores doutores Frik Sirgel (Division of Molecular BiologyandHumanGenetics), VuyoMavumengwana (Division of Molecular BiologyandHumanGenetics), Túlio de Oliveira (Center ofEpidemics Centre for Epidemic Response &Innovation – CERI), Abhinav Sharma (BioinformaticsResearch Unit) e Emilyn Costa (TB Genomics), em temas como genômica, resistência bacteriana, análises e interpretação dos dados, assim como estabelecimento de parcerias científicas.
A Divisão de Biologia Molecular e Genética Humana da Universidade de Stellenbosch é referência internacional em pesquisas em tuberculose.A divisão está localizada no Centro de Excelência para Pesquisa Biomédica em Tuberculose, um centro moderno com infraestrutura avançada e reconhecido internacionalmente pela elevada qualidade científica. Este treinamentoem Stellenboschrepresenta um marco na trajetória de pesquisa e desenvolvimento na área da Tuberculose no Brasil.
A experiência foi possível através da colaboração com o grupo de pesquisa “TuberculosisGenomics (TB Genomics)” liderado pelo Prof. Rob Warren da Universidade de Stellenbosh e South Africa Medical Research Concil (SAMRC). As profas. Cristiane Frota e Karla Lima são participantes do projeto “Rede de Vigilância Genômica da Tuberculose (REVIGET) Norte/Nordeste”, financiado pelo edital CNPq 29-2023, processo No 445784/2023-7, que tem como membros colaboradores o prof. Rob Warren, dra.Emilyn Costa (TBGenomics) e o BboinformataAbhinav Sharma (grupo de pesquisa Bionformatics Research Unit) e o renomado Prof Túlio de Oliveira (do Centre for Epidemic Response &Innovation - CERI).O REVIGET tem como objetivo principal capacitar os Laboratórios Centrais (LACENs) do Norte e Nordeste a realizarem vigilância genômica das cepas de M. tuberculosis circulantes nessas regiões, a fim de prevenir o desenvolvimento de resistência a medicamentos e orientar os serviços clínicos de infectologia nos estados.O treinamento realizado na Universidade de Stellenbosch fortalece essa iniciativa, além de fortalecer a cooperação entre as instituições brasileiras e da África do Sul, com vistas a proposição de novos projetos na área e intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação.
Dentre as várias atividades realizadas durante o treinamento pelo o grupo depesquisadores brasileiros, destacamos:
- Certificação de Boas Práticas Laboratoriais e Clínicas.
- Capacitação para manusear práticas laboratoriais em Nível de Biossegurança 3 conduzido pelo Dr. Cebisa.
- Processamento de amostras para diagnóstico de Micobactérias (cultura e Teste de Susceptibilidade Antimicrobiana) guiado pelas pesquisadoras Noorjhan e Cláudia.
- Análise de dados do BD BACTEC MGIT (Mycobacteria Growth Indicator Tube) 960 com Dr. Frik.
- Discussão sobre o “pipeline MaximumAccessibleGenome for MtbAnalysis (MAGMA)” com Abhinav Sharma.
- Visita técnica ao laboratório de Centro de Resposta e Inovação a Epidemias (CERI) guiado pelo Prof. Túlio de Oliveira.
Ao término do treinamento todos os pesquisadores receberam certificado de habilitação para práticas laboratoriais em Nível de Biossegurança 3.
Pesquisadores brasileiros paramentados durante o treinamento no laboratório NB-3 da Universidade de Stellenbosch.
Visita guiada pelo Prof. Túlio de Oliveira ao CERI (Centre for Epidemic Response &Innovation).