UFC - PPG

Treinamento técnico para isolamento, criopreservação e armazenamento de Células Mononucleares do Sangue Periférico (PBMCs)

labmico

Da esquerda para direita: Lucas Romão, Fernanda Kézia, Thiago Gomes, Júlia Braga e Soraya Sancho.

Entre os dias 17 e 19 de agosto de 2022, membros das equipes dos Projetos da Rede de Pesquisa Clínica e Aplicada em Chikungunya (REPLICK), da Rede Brasileira de COVID (REBRACOVID) e do Laboratório de Mico Bactérias (LABMICO), vinculados ao Programa de Pós-graduação (PPG) em Patologia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), participam de treinamento técnico voltado aos procedimentos de isolamento, criopreservação e armazenamento de Células Mononucleares do Sangue Periférico, do inglês PeripheralBlood Mononuclear Cells (PBMCs).

Estas células são obtidas a partir da coleta de amostras de sangue total heparinizado e podem ser usadas para a investigação e avaliação das respostas imunológicas celulares, induzidas por infecções.

O treinamento faz parte do processo de capacitação contínua dos Centros da Rede REPLICK e está ocorrendo no LABMICO/UFC, viabilizado pela coordenação do REPLICK/RJ, e ministrado pela Biomédica Júlia Braga, pertencente à equipe do Dr. Moacyr Rêgo, da Universidade Federal de Pernambuco (REPLICK/PE).

Nesse primeiro momento estão sendo treinados os discentes do PPG em Patologia, Thiago Gomes e Thales Campelo (doutorandos) e Lucas Romão (mestrando), além das Biomédicas Fernanda Kézia e Fernanda Níviam, da Equipe técnica REPLICK/REBRACOVID/CE, e da técnica de laboratório Soraya Sancho, do LABMICO.

Para a Prof.ª Dr.ª Cristiane Cunha Frota, Vice Coordenadora do PPG em Patologia e Coordenadora do LABMICO, essa capacitação será fundamental para aplicação da técnica por seus discentes de pós-graduação em projetos ligados ao mestrado e ao doutorado, além de ter profissionais capacitados para repassar o uso da técnica. Para o Prof. Dr. Luciano Pamplona, Coordenador do PPG em Patologia e do Ambulatório da REPLICK/REBRACOVID, essas parcerias fortalecem a capacidade local e ampliam as perspectivas de estudos que possam contribuir para o melhor manejo de pacientes com Chikungunya e Covid-19; dentre outras doenças endêmicas.