UFC - PPG

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Patologia foi aprovado em 1991, possuindo Conceito CAPES 4 (Avaliação Quadrienal 2020). A área de concentração é Patologia, contando com duas linhas de pesquisa: Oncologia e Doenças Infectoparasitárias. O Programa é formado por 17 professores doutores permanentes e 6 colaboradores. Destes, 8 (oito) são pesquisadores PQ do CNPQ e 6 (seis) têm pós-doutorado.

O Programa de Pós Graduação em Patologia tem os seguintes objetivos:

1 - Formar docentes e pesquisadores na área de saúde;

2 - Desenvolver habilidades para formação de grupos de pesquisa;

3 - Fortalecer linhas de pesquisa com enfoque em alterações morfológicas, mecanismos patogênicos, resposta imunológica, diagnóstico, terapêutica e transmissão das doenças, atendendo às seguintes linhas de pesquisa: doenças infectoparasitárias e oncologia.

O principal público-alvo do Programa, com Curso de Mestrado e Doutorado, são os profissionais da saúde das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Até dezembro de 2022 o curso titulou 278 mestres. A maioria dos alunos egressos está vinculada às universidades públicas e privadas da região, desenvolvendo atividades como professores de cursos de graduação e pós-graduação, alguns sendo responsáveis por chefias de laboratórios de pesquisa no Estado do Ceará ou em outros Estados, um deles na Organização Pan-americana de Saúde, outro no Ministério de Saúde.

Código de cadastro CAPES: 22001018019P5