UFC - PPG

Cooperações

INDICADORES DE INTEGRAÇÃO COM A GRADUAÇÃO
 

Do total de 22 docentes do programa, 21 professores da pós-graduação têm atuação na graduação. Destes, 19 professores do curso são vinculados diretamente a ÙFC, enquanto outros dois, são professores do curso de Medicina da UNIFOR. Além das aulas regulares da graduação, eles têm participação em orientação de iniciação científica, monitoria e monografias, bem como em projetos de extensão, podendo destacar os ambulatórios e sessões clínicas, com participação de alunos da graduação do 5º e do 6º ano e residentes, não apenas de Patologia como também de Infectologia, Reumatologia, Dermatologia, Hematologia e Ginecologia:
- Sessão de Dermatopatologia, semanalmente, coordenada pelo prof. José Telmo Valença Junior com participação de professores da dermatologia, de residentes e alunos de graduação.
- Sessão de Necrópsia semanal, coordenada pelo profs. José Telmo Valença Junior, com participação de residentes e alunos de graduação.
- Serviço de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, sob a coordenação do prof. José Eleutério Junior.
- Ambulatório de Doenças Sexualmente Ativas, liderado pelo prof Ivo Castelo Branco Coêlho.
- Ambulatório de Reumatologia e visitas médicas em enfermaria de Reumatologia, sob a responsabilidade do prof Max Victor Carioca Freitas, com orientação de alunos do curso de Medicina da Faculdade de Medicina da UFC, Faculdade de Medicina do Juazeiro, curso de Medicina da Unichristus, curso de medicina da UECE e residentes de clínica médica e reumatologia do Hospital Geral Cesar Cals da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará).
- Projeto de extensão: Prestação de Serviços em Patologia, cadastrado na PROEX/UFC com o código: QC.2011.OS.0774, atualmente coordenado pelo Prof José Telmo Valença Júnior
-Projeto cadastrado na Pró-reitoria de extensão da UFC- Desenvolvimento de Atividade Educacional em Área Endêmica para Esquistossomose no Município de Capistrano-Ce, coordenado pelo Prof. Fernando Schemelzer Moraes Bezerra.
- Projeto de extensão cadastrado na pró-reitoria de extensão da UFC - PRISMA,  Projeto de Inclusão na Maturidade coordenado pelo prof José Ajax Nogueira Queiroz.
- Projeto de extensão Grupo de Observação de Tratamento e Alterações Hematológicas (GOTAH) Ação Integrada em Saúde coordenado pela Prof. Romélia Pinheiro Gonçalves Lemes.
- Projeto de extensão "Ambulatório de Leishmaniose em Baturité", área endêmica de leishmaniose cutânea, localizada no maciço de Baturité, a 110 Km de Fortaleza, coordenado pelo Prof Anastácio de Queiroz Sousa
Outra forma de integração com a graduação tem sido através dos Bolsistas PROPAG, que têm participado em aulas práticas, na Iniciação científica, na monitoria e nas sessões de revisão de artigos científicos.  
- Projeto de extensão "Colposcopia na abordagem de lesões genitais suspeitas de doenças sexualmente transmissíveis, em especial por Papilomavírus humano,  entre mulheres adolescentes e adultas jovens", QH00.2014.PJ.0090, coordenado pela Prof. José Eleutério.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Em 2015, tivemos 15 estudantes participando da iniciação científica, sob orientação de dez professores do mestrado em Patologia. Ao longo do triênio de avaliação vários ex-bolsistas de iniciação à pesquisa foram aprovados em processo seletivo para o mestrado em patologia. Dessa forma, alunos que apresentaram vinculação inicial como PIBIC tiveram a oportunidade de desenvolver projeto de mestrado no curso.
Em 2016, tivemos 30 estudantes bolsistas nos programas de iniciação científica (PIBIC), atuando nas pesquisas de 09 docentes. Estes alunos são potenciais futuros mestrandos. O nosso curso incentiva e apoia estes programas de PIBIC para o fortalecimento do programa.

MONITORIA
 Oito professores da Pós-Graduação em Patologia orientaram 18 monitores. Os Professores Cristiane Cunha Frota (3), José Ajax Nogueira Queiroz (3), Maria Jania Teixeira (3), José Telmo Valença Jr (2), Max Vitor Carioca Freitas (1), Paulo Roberto Carvalho de Almeida (2),Prof. Edson Teixeira (1), Profª Conceição Aparecida Dornelas (1)e Prof. Fernando Schemelzer de Moraes Bezerra (2).
EM 2015 estavamos com 23 monitores sob orientação dos nossos docentes.

Todos os monitores apresentaram trabalho no XXIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/PROGRAD nos Encontros Universitários da UFC (2015).

A participação de graduandos com os trabalhos de pesquisa tem aumentado o senso crítico e estimulado o interesse e a aptidão para atividades de pesquisa, o ingresso nos cursos de pós-graduação e carreiras acadêmicas.
A participação dos mestrandos na co-orientação de monografias e de trabalhos de iniciação científica e nas atividades de aula da graduação tem propiciado aquisição de habilidades, estimulando-os para a docência.
-01 bolsista no programa jovem talento para a ciência.

Em 2016, tivemos 24 alunos monitores/tutores orientados por 08 docentes. Estes alunos são dos cursos de graduação em farmácia, biologia, enfermagem, odontologia, fisioterapia e medicina. Estes alunos monitores são estimulados a docência e integram a pesquisa com a sala de aula.

Os docentes do nosso curso ministraram em 2016 38 disciplinas diferentes na graduação dos variados cursos das ciências médicas e biológicas da UFC.

 

INTERCÂMBIOS NACIONAIS
 
1. Cristiane Cunha Frota:   
Colaboração com o Laboratório de Biologia Molecular Aplicada a Micobactérias, Fundação Oswaldo Cruz-RJ.
2. Maria Jânia Teixeira:
Colaboração com a Profa. Tatiana Rodrigues de Moura, Dr. Prof. Roque P. Almeida e Dra. Profa. Amélia Almeida, da Universidade Federal de Sergipe, a  Dra Camila Indiani de Oliveira, Laboratório de Imunopatologia (LIP), CPqGM/FIOCRUZ-BA e Com a Dra Alda Cruz, FIOCRUZ-RJ, projeto do DINTER/FIOCRUZ-RJ;
3. Paulo Roberto Carvalho de Almeida:
Colaboração com o Programa Interinstitucional DINTER  Fundação Antonio Prudente (A.C. Camargo Cancer Center) e Instituto do Câncer do Ceará - ICC (Escola Cearense de Oncologia- ECO), aprovado pela CAPES para o período 2013-2017, tendo sido o coordenador local da dis-ciplina de Patologia dos Tumores juntamente com o coordenador do ACCamargo, Prof. Fernando Augusto Soares   e participando como co-orientador de dois projetos de Tese de Doutorado do referido DINTER;
4. José Eleutério Júnior:
Colaboração com a Dra. Ana Katherinne Gonçalves (UFRN),Prof. Paulo Giraldo (UNICAMP)e ProfªIara Moreno Linhares (USP-SP);
5. Danielle Malta Lima:
Colaboração com o prof. Benedito Antonio Lopes da Fonseca e prof. Luiz Tadeu Moraes Figueiredo da Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).
6. Prof. Jeová Keny Baima Colares:
Colaboração com o Prof. Dr. Luís Fernando de Macedo Brígido - Instituto Adolfo Lutz (IAL-SP),Profa. Dra. Lívia Melo Villar- Laboratório de Hepatites Virais- Fundação Oswaldo Cruz(FIOCRUZ-RJ);
7. Fernando Schemelzer Moraes Bezerra (LPPBM):
Colaboração com o laboratório de Microbiologia e Biologia Molecular do Prof. José Mauro Peralta (UFRJ), no desenvolvimento do projeto de diagnóstico molecular da esquistossomose mansoni; Colaboração com o laboratório de esquistossomose com os Drs. Naftale Katz e Paulo Marcos Zech Coelho do Instituto René Rachou/FIOCRUZ-MG.
8. Ronald Pinheiro Feitosa:
 Cooperação nacional com a USP- Ribeirão Preto, com o Dr. Eduardo Magalhães  Rego
 
 
INTERCÂMBIOS INTERNACIONAIS
 
1. Cristiane Cunha Frota:
London School of Hygiene and Tropical Medicine, Londres - Inglaterra, Dr Taane Gregory Clark Tulane School of Public Health and Tropical Medicine, Estados Unidos, Dr. Carl Kendall;
2. José Eleutério Júnior:
Steve Witkin (Cornell University - NYC -USA);
3. Ivo Castelo Branco Coelho:
Estudo multicentro de coorte patrocinado pela GlaxoSmithKline - Bélgica.
4. Fernando Schemelzer Moraes Bezerra
Prof. Dr. Govert van Dam - Universidade de Leiden - Holanda.
5. Fábio Rocha Fernandes Távora:
Dr. Allen Burke, Departamento de Patologia da Universidade de Maryland-USA;
6. Edson Holanda Teixeira:
Colaboração com o Profª Maria Olivia Pereira Universidade do Minho-Braga-Portugale o Profª Paula Alexandra Quintino Videira Universidade Nova de Lisboa/CEDOC;
7. Anastácio de Queiroz Sousa:
Dr. Richard D. Pearson - School of Medicine- University of Virginia- USA
8. Ronald Pinheiro Feitosa:
  Cooperação internacional com a Universidade de Columbia, N.Y., USA, com a Dra. Aza Raza
 
 
INTERNACIONALIZAÇÃO
 

As colaborações internacionais de nossos docentes em países da América latina, Estados Unidos e Europa, conforme citado no item 7(intercâmbios nacionais e internacionais) tem proporcionado de maneira efetiva a internacionalização do nosso programa. Esperamos em breve ampliarmos essas colaborações.

Estamos participando  do sistema COIMBRA/PAEC/OEA e recebendo alunos estrangeiros. Em 2015 recebemos a estudante Adriana Estela Flores Valiente da Nicarágua, isso como parte da Internacionalização da UFC. Em 2016 recebemos a aluna Arlym Yanery Cárcamo, nacional de El Salvador.

Os seguintes professores do nosso programa realizaram estágio Pós-Doutoral:
- Edson Holanda Teixeira na Universidade Nova Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia em Lisboa-Portugal (início 09/2015, em andamento);
- Ronald Pinheiro Feitosa no Irving Cancer Center, Columbia University em New York-EUA(início 07/2015 a 02/2016).