UFC - PPG

Normas para conclusão de trabalhos

Existem normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos na UFC. Essas recomendações de padronização para apresentação de documentos, como teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos-similares, têm como base normas para documentação elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão responsável pela normalização técnica no Brasil.

O guia de referência para a UFC compreende a NBR 14724, que concerne à apresentação de trabalhos acadêmicos, e a NBR 15287, referente à apresentação de projetos de pesquisa, normas da ABNT que sofreram alterações e foram atualizadas em 2011. Na elaboração do guia também foram tomadas como base as seguintes normas:

a) NBR 6023/2002 Referências – Elaboração;
b) NBR 6024/2003 Numeração progressiva das seções de um documento;
c) NBR 6027/2003 Sumário – Apresentação;
d) NBR 6028/2003 Resumos – Apresentação;
e) NBR 6034/2004 Índice – Apresentação;
f) NBR 10520/2002 Citações – Apresentação; e
g) Normas de apresentação tabular do IBGE, para Apresentação de tabelas.

Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da UFC (.pdf) - clique para vizualizar

Normas para o recebimento de Teses e Dissertações

(orientações para depósito do trabalho no Repositório Institucional)

A Biblioteca Universitária (BU) coleta e divulga as teses e dissertações defendidas na Universidade por meio do Repositório Institucional (RI) e do catálogo online (Pergamum), disponíveis para acesso público. A Portaria nº 13, de 15 de fevereiro de 2006 da CAPES (PDF 9,84 KB) institui a divulgação digital das teses e dissertações produzidas pelos programas de doutorado e mestrado reconhecidos, sendo mais um quesito considerado na avaliação dos cursos de pós-graduação.

REQUISITOS
1. O aluno deve apresentar a versão final do trabalho aprovada pelo orientador na coordenação do curso;
2. Entregar o trabalho exclusivamente em formato eletrônico, em um arquivo único em PDF (da capa aos anexos);
3. A folha de aprovação deve obrigatoriamente estar sem as assinaturas dos membros da banca avaliadora para divulgação nos repositórios digitais da UFC;
4. A catalogação na publicação (ficha catalográfica) é elemento obrigatório nos trabalhos acadêmicos e pode ser elaborada pelo próprio aluno por meio do Módulo de Elaboração de Fichas Catalográficas (http://fichacatalografica.ufc.br/), disponível no site da Biblioteca Universitária.
5. Os trabalhos devem ser apresentados de acordo com as normas de documentação e informação da ABNT. As bibliotecas oferecem serviço de orientação quanto à normalização dos trabalhos. Consulte também o Guia de Normalização da UFC (http://www.biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2015/08/guia-normalizacao-trabalhos-ufc-2013.pdf), disponível no site da BU.

INSTRUÇÕES PARA ENTREGA DO TRABALHO:

- O aluno solicita à secretaria do curso de pós-graduação que efetue o depósito do seu trabalho no Repositório Institucional (RI), de acordo com os formatos especificados (o PPG em Patologia solicita, além do trabalho em formato PDF e com a folha catalográfica, ainda: o trabalho em formato WORD e o título do trabalho em inglês);
- Autorização para disponibilizar documentos digitais nos repositórios digitais da biblioteca universitária através do preenchimento do formulário: http://www.repositorio.ufc.br/sobre/UFC_RIUFC_TemplateTermoAutorizacao.pdf. Este formulário deverá ser preenchido e enviado pelo autor juntamente com o arquivo com as pré- textuais do seu trabalho para depósito  no repositório (de modo a não prejudicá-lo na obtenção de seu certificado), como o trabalho completo, que será posteriormente disponibilizado, conforme data que o próprio autor definirá ao assinar o termo.
- A secretaria cadastra o trabalho no RI e submete à biblioteca para revisão;
- Verificando-se que a normalização está de acordo com as normas da ABNT, a biblioteca libera o trabalho para acesso público.

DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA

1.  Cópia do diploma de graduação (frente e verso);
  2.  Nada Consta da biblioteca (tutorial de emissão do NADA CONSTA);
  3.  Requerimento de diploma (formulário);
  4.  Cópia do documento de Identidade com foto e do CPF.
  5. Termo de autorização para disponibilizar documentos digitais no Repositório Institucional (termo):

Os documentos de solicitação de diploma devem ser enviados para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.